A Coopaguiarense é uma empresa com mais de 40 anos de história, estendendo-se a todo o distrito de Vila Real. Esta nasceu em 1979, tendo iniciado a sua atividade em 1981.

A principal finalidade da Coopaguiarense recai em zelar e satisfazer as necessidades económicas, sociais e culturais dos agricultores do concelho urbano. Também, tem como objetivo a produção, a agropecuária, florestal, a recolha, a concentração, a transformação, a conservação, a armazenagem, o escoamento de bens e produtos provenientes das explorações dos seus membros, bem como a produção, a aquisição, a preparação e o acondicionamento de fatores de produção e de produtos e a aquisição de animais destinados às explorações dos cooperadores ou à sua própria atividade.

A Coopaguiarense, atualmente, conta com mais de 700 cooperadores, que têm em comum a defesa, a promoção e o desenvolvimento de ações de prevenção e valorização do espaço rural.

ÓRGÃOS SOCIAIS

ASSEMBLEIA GERAL

     Presidente – António Alberto Pires Aguiar Machado
     Vice Presidente – Amílcar Santos Fontela
     Secretário – Norberto Paulo Xavier Pires

CONSELHO DA DIREÇÃO 

     Presidente – Francisco Manuel Castanheira Luzia
     Vice-Presidente – Mário do Cabo Machado
     Secretário – Manuel Joaquim Pinto Miranda
     Suplentes da Direção
     José Baltasar Castanheira Ribeiro
     António José Oliveira Castanheira
     Marcelino Rodrigues de Almeida

CONSELHO FISCAL 

     Presidente – António Joaquim Alexandre Guedes
     Vogal – Domingos Faria de Azevedo
     Vogal – Acácio Rodrigues Martins
     Suplentes do Conselho Fiscal
     Raul da Silva Rodrigues
     Humberto da Santa Ferreira     

MISSÃO

Apoiar os cooperadores a fim de satisfazer as suas necessidades económicas sociais e culturais. A Coopaguiarense assenta na proximidade de todos e na busca de finalidades centralizadas na agricultura e pecuária edo que esta pode oferecer em sua vantagem e da comunidade urbana.

VISÃO

A Coopaguiarense visa tornar-se sólida, firme e conhecida no mercado aplicando o conhecimento adquirido nos setores da produção agrícola e da produção animal, demonstrando o seu objetivo de a prazo. Também, pretende unir todos os agricultores do concelho de Vila Pouca de Aguiar em redor do ideal cooperativo.

VALORES 

O respeito, a honestidade, a segurança, a igualdade de tratamento dos associados e o cumprimento das suas obrigações sociais são os principais valores de ética que definem a atividade da cooperativa bem como dos seus colaboradores e dirigentes.